Plano de Carreira




Desde muito cedo somos obrigados, por essa apressada sociedade, a decidir qual a carreira devemos seguir. Quando concluímos o Ensino Médio ainda não temos parâmetros e maturidade para decidir qual a melhor carreira para nós. Nessa fase, fica mais claro o que não queremos para nossa vida e o que queremos, na maioria das vezes ainda não sabemos. No entanto, essa dúvida não é típica de quem acaba de terminar o Ensino Médio. Existem pessoas que já terminaram a graduação e outras a pós graduação e quando alguém faz a famosa pergunta “o que você vai fazer da vida?”, não sabem o que responder. Isso nos faz pensar que a gestão de carreira deve ser algo constantemente presente em nossa vida, não importa a idade, o que importa é que você passou a refletir sobre sua vida e a partir daí, vai elaborar um plano de carreira.
 
Etapas para um Plano de Carreira

1-Auto-conhecimento
A primeira etapa é buscar formas de auto-conhecimento, pode ser através de testes vocacionais, você também pode listar suas preferências, ou buscar conhecer o dia-a-dia de algumas profissões.  Vale ressaltar que mesmo que escolha algo que goste muito de fazer deve estar disposto a pagar um preço por isso. Querer algo sem ter que pagar por isso, é devaneio.
O auto-conhecimento é um fator decisivo para o sucesso, quanto mais você se conhece mais chances de decolar na carreira.

2-Análise das oportunidades e ameaças
Você deve estar sempre atento para as oportunidades que surgirem dentro e fora da sua organização e preparado para enfrentar as ameaças. Nesse mundo competitivo que vivemos ou melhor tentamos sobreviver, sempre vão existir ameaças, cabe a você, único responsável por sua vida, saber lidar com isso da melhor forma possível. Não vale ficar estagnado com medo de enfrentar as ameaças.

3-Estabelecimento de objetivos e metas
Um barco que não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. É primordial ter clareza nos objetivos, analisar com maturidade o que é possível e o que é preciso fazer para alcançar o seu objetivo. Estabelecer metas é como degraus para o alcance do seu objetivo em etapas.

4-Formulação de ações de curto, médio e longo prazo
Quando divide as ações em curto, médio e longo prazo fica mais viável o alcance das metas e objetivos. Por exemplo, a curto prazo, estudar inglês; a médio prazo, fazer um intercâmbio; a longo prazo, falar fluentemente inglês e continuar se aperfeiçoando.

5-Implementação das ações/estratégias
Caberia aqui escrever outro post somente sobre estratégias. Porém, o mais importante depois de planejar é agir. Não deixe seus planos apenas em anotações na sua agenda. Dê primeiro passo sem cerimônia e assim sucessivamente.

6-Acompanhamento
O planejamento da sua carreira é algo para ser revisado e aprimorado sempre de acordo com as oportunidades e ameaças que surgirem no caminho ao encontro do seu objetivo. É importante ter foco, mas não deixar de ser flexível.

O ELO da Gestão de Carreira

Se você já fez o seu plano de carreira e pôs em ação, mas não alcançou nenhum resultado ainda é porque obviamente existe algo errado. Certamente, o ELO da gestão de carreira não está integrado.

Empregado: Este deve ter foco, buscar sempre fazer a diferença, identificar seus pontos fortes e nivelar suas expectativas com a organização. É preciso ter clareza sobre o objetivo.

Liderança: Um líder identifica competência para reter e atrair talentos para sua equipe. Potencializa o desenvolvimento do Empregado e orienta quanto ao plano de carreira. Busca manter uma comunicação clara e efetiva, é responsável pelo (RE-RE), reconhecimento e remuneração.
Organização: É responsável por elaborar um Plano de Carreira, seleção interna, estimular liderença e empregados através de treinamentos. Busca criar um espaço para as pessoas pensarem nas suas carreiras.
Gestão de Carreira é o processo pelo o qual os indivíduos implementam e monitoram metas e estratégias de carreira. O ELO deve estar alinhado, se nenhum dos componentes do ELO estiver 100%, o resultado de todos fica comprometido.

Todos os componentes do ELO deve ter:
FOCO – ESCOLHA – PREÇO

Quando o ELO está alinhado, as vantagens são muitas e todos só tem a ganhar:



Evolução dos resultados da organização
A Liderança e a Organização ganham a confiança do Empregado
Reconhecimento e auto-conhecimento do Empregado 

Chega de acusar a chefia e a organização, agora você tem como meta diminuir acusações e reclamações e assumir a responsabilidade sobre sua vida de fazer a sua parte. Chega de usar a “vitimização” como se fosse algo a seu favor, pelo contrário, enquanto você se faz de vítima do seu chefe e da sua organização, só perderá uma coisa: tempo.

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