Relação entre o Lixo, a Violência e a Cidadania em Carapicuíba

                                           

By Sil Oliveira

Pertencer à Cidadania significa ter o direito de viver numa cidade limpa em todos os sentidos, seja no sentido denotativo e no sentido figurado.  Viver numa cidade livre do lixo e da violência tornaram sonhos utópicos não só para os moradores de Carapicuíba como outros municípios que vivem o mesmo problema, onde a Cidadania é algo quase inexistente.
Além dos direitos, um cidadão também tem o dever de exercer sua cidadania. Um bom cidadão zela pela limpeza da sua cidade. Não espera que façam alguma coisa, ele mesmo toma iniciativas, motiva e dá seu exemplo.
Vamos usar o termo “marginal” para designar o antônimo de Cidadão. Um marginal vive à margem da sociedade, isto é, ele não se considera como parte da sociedade, pois não segue suas leis, não usufrui dos direitos e menos ainda dos deveres de um cidadão. Ele se confunde com o próprio lixo que ele mesmo produz e joga nas ruas da cidade.
Mas qual seria a relação entre o lixo e a violência?
Um individuo à margem da cidadania não se preocupa com o próximo, não mostra amor por ele mesmo tão pouco respeita a natureza  e a limpeza da sua cidade.
Ele é fruto da falta de Educação, da desigualdade social, o sistema é muito mais complexo do que conseguimos explicar através dessa humilde reflexão.
O excesso de lixo nas ruas e a falta de estrutura para reciclar o próprio lixo na cidade leva à uma situação de descaso e de abandono.
Se ninguém se preocupa com o lixo, também não se preocupa com a parte da população à beira da cidadania que também é vista como lixo. O descaso com o lixo gera abandono, que gera violência. Se lembrarmos da fábula do rato da fazenda, todos os problemas estão interligados.
É preciso resgatar não só o conceito de Cidadania bem como a sua prática. Se as pessoas começarem a mostrar amor pela sua cidade a começar pela sua limpeza, talvez não será a solução definitiva mas certamente será o caminho para a solução de outros problemas.
Necessitamos de iniciativas, projetos e campanhas que levem este assunto à sério a começar pelas escolas.
Conforme a Secretaria da Educação, Carapicuíba tem 51 escolas públicas. Sendo assim, são milhares de estudantes envolvidos com a questão da Cidadania.
Mesmo não sendo a solução de todos os problemas do município de Carapicuíba, seria ao menos uma tentativa de buscar resgatar a Cidadania através das crianças e jovens.

“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Pitágoras



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs Recomendados