Simplicidade



Está inerente à condição do ser humano reclamar, isso porque segundo o teórico Maslow, a auto-realização é inalcançável.  
Mesmo quando estamos no caminho certo em direção aos nossos objetivos, as reclamações da rotina acabam que nos vencendo.
Há um lado positivo em tudo, até mesmo no ato de reclamar, pois reclamar leva-nos à reflexão, e a reflexão leva-nos pensar no que está errado e o que pode ser melhorado, porém as vezes reclamamos que o fardo está pesado demais.
Certa vez, uma amiga disse me que a vida é muito simples os seres humanos que a complicam e quando o fardo estiver muito pesado  permita-se ser carregado no colo por Deus.  Parece uma frase “clichê” mas devemos buscar incessantemente  viver plenamente, porque essa vida é tão curta para nos apegarmos às pequenas coisas.
Realmente, é este um grande desafio, viver plenamente com leveza diante tantas cobranças e principalmente auto-cobranças. No entanto, é um alívio saber que não estamos sozinho mesmo diante desse mundo tumultuado cheio de egoísmo.
Um dia, cedo ou tarde chegaremos à conclusão que o que importa e o que nos pertence é o presente, e o que levamos dessa vida são as coisas boas que fizemos, os frutos que produzimos.
É necessário e benéfico nos questionarmos  sobre o que estamos fazendo de bom para as outras pessoas. Precisamos tomar cuidado para não se contaminar com o egoísmo. É evidente que a maioria das pessoas só se importam consigo mesmo e pelos interesses próprios. Só pensam em ostentar luxo, manter as aparências, ganhar muito dinheiro. É lamentável,  ver que estas pessoas na verdade são infelizes, mas falar e criticar não adianta em nada, melhor fazer uma tentativa de dar algum exemplo positivo, já que um exemplo vale mais que mil palavras.
Algumas pessoas buscam fazer o bem pela profissão, pois encontram sentido na vida embora isso não seja privilégio de todos. Pode ser até uma utopia e contraditório, querer se realizar profissionalmente e conseguir sobreviver nesse mundo capitalista mas isso não significa que devemos parar de lutar diante desse desafio.
Por outro lado, muitas vezes buscamos realizar coisas grandiosas sendo que as coisas simples podem ser muito mais significativas. Está faltando isso na vida das pessoas: Dar valor as coisas mais simples da vida.










Um comentário:

Blogs Recomendados