Amigos x Carreira



"A amizade é uma predisposição recíproca 
que torna dois seres igualmente 
ciosos da felicidade um do outro".
(Platão)


Provavelmente muitos de nós já paramos para pensar qual a influência que os amigos tem para nossa carreira.
Existem amigos que te impulsiona pra frente e existem aqueles que te puxa pra trás. É quando eles te perguntam, "o que você anda fazendo da vida?", que você é obrigado  a rever seus projetos de vida.
Às vezes estamos tão envolvidos na rotina que não fazemos uma pausa para refletir: Para onde estou indo? Por que estou fazendo isso? Aonde isso vai me levar?
Os amigos mais experientes são os mais adequados para ajudar a analisar algumas situações que provavelmente eles já enfrentaram. E os amigos mais inexperientes fazem com que nos sintamos úteis em poder ajudá-lo
indicando algum curso, às vezes até atuamos como coaching, ajudando-o ele próprio a encontrar a saída para o seu problema.
Gosto de ter sempre boas e ótimas referências. Os amigos que se deram bem na vida, (se dar bem na vida, pode significar desde pequenas a grandes conquistas), por exemplo, conquistaram aquela vaga de trainee numa empresa conceituada, um intercâmbio, uma viagem dos sonhos, fazer com que a orquídea não morra no primeiro mês. Enfim, estes amigos são boas referências mas os amigos que você os julga como impulsivos, imaturos, irresponsáveis são ótimas referências.
Essas ótimas referências fazem com que cresçamos, é com as diferenças que existem entre as pessoas que aprendemos mais. Aprendemos que toda ação gera uma reação, e aprender com os erros alheios é sinal de sabedoria.

Plano de Carreira




Desde muito cedo somos obrigados, por essa apressada sociedade, a decidir qual a carreira devemos seguir. Quando concluímos o Ensino Médio ainda não temos parâmetros e maturidade para decidir qual a melhor carreira para nós. Nessa fase, fica mais claro o que não queremos para nossa vida e o que queremos, na maioria das vezes ainda não sabemos. No entanto, essa dúvida não é típica de quem acaba de terminar o Ensino Médio. Existem pessoas que já terminaram a graduação e outras a pós graduação e quando alguém faz a famosa pergunta “o que você vai fazer da vida?”, não sabem o que responder. Isso nos faz pensar que a gestão de carreira deve ser algo constantemente presente em nossa vida, não importa a idade, o que importa é que você passou a refletir sobre sua vida e a partir daí, vai elaborar um plano de carreira.
 
Etapas para um Plano de Carreira

1-Auto-conhecimento
A primeira etapa é buscar formas de auto-conhecimento, pode ser através de testes vocacionais, você também pode listar suas preferências, ou buscar conhecer o dia-a-dia de algumas profissões.  Vale ressaltar que mesmo que escolha algo que goste muito de fazer deve estar disposto a pagar um preço por isso. Querer algo sem ter que pagar por isso, é devaneio.
O auto-conhecimento é um fator decisivo para o sucesso, quanto mais você se conhece mais chances de decolar na carreira.

2-Análise das oportunidades e ameaças
Você deve estar sempre atento para as oportunidades que surgirem dentro e fora da sua organização e preparado para enfrentar as ameaças. Nesse mundo competitivo que vivemos ou melhor tentamos sobreviver, sempre vão existir ameaças, cabe a você, único responsável por sua vida, saber lidar com isso da melhor forma possível. Não vale ficar estagnado com medo de enfrentar as ameaças.

3-Estabelecimento de objetivos e metas
Um barco que não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. É primordial ter clareza nos objetivos, analisar com maturidade o que é possível e o que é preciso fazer para alcançar o seu objetivo. Estabelecer metas é como degraus para o alcance do seu objetivo em etapas.

4-Formulação de ações de curto, médio e longo prazo
Quando divide as ações em curto, médio e longo prazo fica mais viável o alcance das metas e objetivos. Por exemplo, a curto prazo, estudar inglês; a médio prazo, fazer um intercâmbio; a longo prazo, falar fluentemente inglês e continuar se aperfeiçoando.

5-Implementação das ações/estratégias
Caberia aqui escrever outro post somente sobre estratégias. Porém, o mais importante depois de planejar é agir. Não deixe seus planos apenas em anotações na sua agenda. Dê primeiro passo sem cerimônia e assim sucessivamente.

6-Acompanhamento
O planejamento da sua carreira é algo para ser revisado e aprimorado sempre de acordo com as oportunidades e ameaças que surgirem no caminho ao encontro do seu objetivo. É importante ter foco, mas não deixar de ser flexível.

O ELO da Gestão de Carreira

Se você já fez o seu plano de carreira e pôs em ação, mas não alcançou nenhum resultado ainda é porque obviamente existe algo errado. Certamente, o ELO da gestão de carreira não está integrado.

Empregado: Este deve ter foco, buscar sempre fazer a diferença, identificar seus pontos fortes e nivelar suas expectativas com a organização. É preciso ter clareza sobre o objetivo.

Liderança: Um líder identifica competência para reter e atrair talentos para sua equipe. Potencializa o desenvolvimento do Empregado e orienta quanto ao plano de carreira. Busca manter uma comunicação clara e efetiva, é responsável pelo (RE-RE), reconhecimento e remuneração.
Organização: É responsável por elaborar um Plano de Carreira, seleção interna, estimular liderença e empregados através de treinamentos. Busca criar um espaço para as pessoas pensarem nas suas carreiras.
Gestão de Carreira é o processo pelo o qual os indivíduos implementam e monitoram metas e estratégias de carreira. O ELO deve estar alinhado, se nenhum dos componentes do ELO estiver 100%, o resultado de todos fica comprometido.

Todos os componentes do ELO deve ter:
FOCO – ESCOLHA – PREÇO

Quando o ELO está alinhado, as vantagens são muitas e todos só tem a ganhar:



Evolução dos resultados da organização
A Liderança e a Organização ganham a confiança do Empregado
Reconhecimento e auto-conhecimento do Empregado 

Chega de acusar a chefia e a organização, agora você tem como meta diminuir acusações e reclamações e assumir a responsabilidade sobre sua vida de fazer a sua parte. Chega de usar a “vitimização” como se fosse algo a seu favor, pelo contrário, enquanto você se faz de vítima do seu chefe e da sua organização, só perderá uma coisa: tempo.

A Despedida - Gabriel Garcia Marquéz


Consciente dos seus últimos instantes de vida, Marquéz deixou nos uma despedida, na qual encontramos uma lição de vida em cada verso.
 

"Se, por um instante, Deus se
esquecesse de que sou uma marionete
de trapo e me presenteasse com um
pedaço de vida, possivelmente não diria
tudo o que penso, mas, certamente pensaria
tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo o que valem,
mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que
a cada minuto que fechamos os olhos,
perdemos sessenta segundos de luz.
Andaria quando os demais parassem,
acordaria quando os outros dormem.
Escutaria quando os outros falassem
e gozaria um bom sorvete de chocolate.
Se Deus me presenteasse com um pedaço
de vida vestiria simplesmente, me
jogaria de bruços no solo,deixando
a descoberto não apenas meu corpo,
como minha alma.
Deus meu, se eu tivesse um coração,
escreveria meu ódio sobre o gelo e
esperaria que o sol saísse.
Pintaria com um sonho de Van Gogh
sobre estrelas um poema de Mário
Benedetti e uma canção de Serrat
seria a serenata que ofereceria à Lua.
Regaria as rosas com minhas lágrimas
para sentir a dor dos espinhos e o
encarnado beijo de suas pétalas.
Deus meu, se eu tivesse um pedaço
de vida!...
Não deixaria passar um só dia sem
dizer às gentes - te amo, te amo.
Convenceria cada mulher e cada homem
que são os meus favoritos e viveria
enamorado do amor.
Aos homens, lhes provaria como estão
enganados ao pensar que deixam de se
apaixonar quando envelhecem, sem saber
que envelhecem quando deixam de se
apaixonar.
A uma criança, lhe daria asas, mas
deixaria que aprendesse a voar sozinha.
Aos velhos ensinaria que a morte não
chega com a velhice, mas com o
esquecimento.
Tantas coisas aprendi com vocês,
os homens...
Aprendí que todo mundo quer viver no
cimo da montanha,sem saber que a
verdadeira felicidade está na forma
de subir a escarpa.
Aprendi que quando um recém-nascido
aperta com sua pequena mão pela
primeira vez o dedo do pai,
o tem prisioneiro para sempre.
Aprendi que um homem só tem o direito
de olhar um outro de cima para baixo
para ajudá-lo a levantar-se.
São tantas as coisas que pude aprender
com vocês, mas, finalmente não poderão
servir muito porque quando me olharem
dentro dessa maleta, infelizmente
estarei morrendo "

Esse é um dos trechos preferidos de quem já leu Memórias de Minhas Putas Tristes.

“Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem de minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do Zodíaco”.
  (Memórias de Minhas Putas Tristes - Pg. 74)

Defeitos


By Sil Oliveira

Procuro sempre ser verdadeira, mas às vezes confundo com desagradável.
Procuro sempre manter o espírito infantil, mas às vezes confundo com imaturidade.
Procuro sempre manter espontaneidade, mas às vezes confundo com indisciplina.
Procuro sempre manter o bom humor, mas às vezes confundo com impiedade.
Procuro sempre manter o foco, mas às vezes confundo com obsessão.
Procuro sempre manter a comunicação, mas às vezes confundo com a tagarelice.
Procuro sempre manter-me bem informada, mas às vezes confundo com a fofoca.
Procuro sempre manter a autocrítica, mas às vezes confundo com insegurança.
Procuro sempre manter a coragem, mas às vezes confundo com ímpeto.
Procuro sempre manter a cautela, mas às vezes confundo com estagnação.
Procuro sempre manter a esperança, mas às vezes confundo com o desespero.

BBB Big Brother Brasil = Programa Imbecil


Quem quiser continuar meu amigo, não me venha puxar assunto sobre programas de reality show, que só emburrece aqueles que o apreciam, tornando-os cada vez mais fúteis e levando-os ao caminho inverso da evolução humana.  O educador Antônio Barreto, um dos maiores cordelistas da Bahia, acaba de retornar ao Brasil com os versos mais afiados que nunca .
Desta vez o alvo é o anacrônico programa BBB-10 da TV Globo. Nesse novo cordel intitulado “Big Brother Brasil, um programa imbecil” ele não deixa pedra sobre pedra. São 25 demolidoras septilhas,estrofes de7 versos:


Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade BBB  Big Brother Brasil = Programa Imbecil..
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…

Salvador, 16 de janeiro de 2010.

* * *

Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara, na Bahia.
É autor de um dos mais recentes e estrondosos sucessos da Internet, o cordel Caetano Veloso: um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso.
Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.
Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.
Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia.
Possui incontáveis trabalhos em jornais, revistas e antologias, com mais de 100 folhetos de cordel publicados sobre temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos.
Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.

Plano de Ação



"Toda reforma interior e toda mudança para melhor
dependem exclusivamente da aplicação
do nosso próprio esforço".

(Immanuel Kant)


A partir do momento em que as pessoas tomam consciência de que sua realidade poderia ser melhor,  elas adquirem um hábito saudável de refletir sobre sua realidade (Isso é o ato de filosofar). No entanto, são muitos os que costumam reclamar da sua rotina, do seu trabalho, dos seus compromissos, mas nada fazem para mudar. Permanecem estáticos, a única coisa que fazem é reclamar e se lamentar. “Ah se eu tivesse mais tempo”, “ah se eu tivesse mais dinheiro”.
É preciso muita força de vontade e organização para atingir seu objetivo, se você tiver um, claro! O seu objetivo deve ser bem definido e coerente. Pois, como diz a frase “para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve”.
Declaro que objetivo é diferente de sonho. Conheço pessoas que tem o sonho de tornar-se uma pop star, outras que sonham em morar numa ilha. Porém, aqui estamos falando exclusivamente de um objetivo, ou seja, algo concreto e viável. Se você ainda não tem um objetivo de vida, trate de defini-lo enquanto é tempo ou então, não julgue-se vítima das circunstâncias.
Organize-se e coloque em prática seu Plano de Ação. Trace metas. Estas são degraus para que alcance seu objetivo. E quando alcançar o êxito, trace um novo objetivo. Procure adquirir o máximo de conhecimento possível, este é o primeiro passo para a mudança.
Aproveite o clima de renovação do início do ano para começar a desenhar seu Plano de Ação.
Selecionei alguns cursos gratuítos para seu auto-desenvolvimento.



Cursos Gratuitos (Diversas Áreas)



Senado Federal
http://www.senado.gov.br/senado/ilb/asp/ED_cursos.asp

Stanford (Cursos online em inglês)
https://venture-lab.org

Idiomas

English Experts

O Sapo e a Rosa



Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim.

Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe.

Certo dia deu-se conta de que, ao seu lado, estava sempre um grande sapo, e esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que tu queres...

Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa, e surpreendeu-se ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.


Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que te aconteceu?

A rosa respondeu:

- É que, desde que te foste embora, as formigas comeram-me dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.


O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti.

Por isso é que eras a mais bonita do jardim...



****************


Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor, ou que eles não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar a eles, e ninguém deve desvalorizar a ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos.

Coletâneas






 “O homem sem princípios é também comumente um homem sem caráter; pois, se tivesse nascido com caráter, teria experimentado a necessidade de criar princípios para si”.
Sébastien-Roch Chamfort

“Infância não é a partir do nascimento com certa idade para uma certa idade. A criança se torna um adulto, e esquece das coisas infantis.
A infância é o reino onde ninguém morre”.
Edna St. Vincent Millay

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo".
Mahatma Gandhi

“Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo”.
Mahatma Gandhi

“Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio”.
Mahatma Gandhi

“Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida”.
Mahatma Gandhi

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos”.
Mahatma Gandhi

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo".
Ayrton Senna
 
"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".
Clarice Lispector

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos".
Antoine de Saint-Exupéry

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Antoine de Saint-Exupéry

“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais”.
Charles Chaplin

“Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter”.
Oscar Wilde


Blogs Recomendados