Contraste Social




  
Numa visita ao município de Quitaús situado no interior do Ceará, é possível observar o modo de vida simples das pessoas. Muitas vivem em sítios, desfrutando de uma paisagem belíssima. Não há carros nas estradas, de vez em quando se avista uma moto ou um cavalo.
O ar que se respira é puro, o céu é tão azul e não se vê nuvens cinzas de poluição.

A poucos metros dos sítios é o centro da cidade.É possível observar que a maioria das cidades interioranas possui as mesmas características. Como as cidades costumavam crescer em volta das igrejas. As Igrejas costumam ficar bem no centro das cidades. Em Quitaús não é diferente. A igreja com arquitetura barroca fica localizada bem no centro da cidade.Em frente a igreja fica a praça que é o ponto de encontro dos moradores.  No município há escolas, comércios e organizações de festas típicas da cidade.

Há 471 quilômetros de Quitaús, a capital do ceará Fortaleza divide o cenário exuberante das praias entre prédios e favelas. 

O crescimento desordenado da maioria dos centros urbanos do Brasil trouxe diversos problemas. Os principais foram a falta de moradia própria, falta de saneamento básico, precariedade da saúde pública, violência, trânsito, etc...

Observa-se a partir dessa análise o contraste que existe entre a zona rural ainda intacta e na zona urbana que cresceu de modo desorganizado levando embora a qualidade de vida das pessoas.


E os problemas urbanos nunca são resolvidos, em raríssimas vezes apenas amenizados para existam pretextos de promessas em campanhas eleitorais. As promessas sempre são as mesmas, porém não há nenhum político preocupado com a erradicação dos problemas. Se houvesse, não haveria mais motivos para promessas nas próximas campanhas.


Blogs Recomendados